Curso: Qualidade de Vida no Trabalho

MODALIDADE: Online e ao vivo

De 10/07/2024 a 12/07/2024

Inscreva-se Agora
Apresentação

Treinar pessoas para desenvolveram a QVT em suas organizações/empresas é desenvolver ingredientes fundamentais da competência profissional, que são: formação teórica, formação metodológica (competência técnica) e ética (competência política).
Neste curso, serão disponibilizadas orientações para o desenvolvimento destas competências e para a elaboração, a execução, o monitoramento e a avaliação de um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho.

Objetivo

QVT é o conjunto de elementos teóricos e práticos que preconizam o bem-estar físico, mental e emocional dos trabalhadores em alinhamento com critérios de gestão organizacional.
Para compreender como auxiliar a promoção da qualidade de vida dos trabalhadores de uma organização/empresa é preciso, antes, conhecer e compreender os indicadores críticos existentes no contexto de trabalho, com o objetivo de transformá-los, atendendo as necessidades e os objetivos de trabalhadores, gestores, usuários e consumidores. Essa compreensão com foco na transformação pode ser realizada com diagnóstico das causas dos problemas, com elaboração de um plano de ações preventivas e que promovam o bem-estar, com monitoramento de indicadores e avaliação de um Programa de QVT (PQVT) para que as organizações promovam e não coloquem em risco o bem-estar dos trabalhadores e a eficiência e a eficácia dos processos produtivos.

Este curso tem como objetivo capacitar os seus participantes para:
• Conhecer referenciais teóricos e normativos de QVT;
• Alinhar o PQVT com planejamento estratégico e governança;
• Desenvolver competência técnica para realizar diagnósticos de QVT;
• Formular políticas e programa de QVT e realizar a gestão da QVT.

Metodologia

Ao longo do curso serão apresentados conteúdos com textos, slides e exercícios práticos; indicação de vídeos, artigos, livros, textos complementares e sites; boas práticas de QVT em organizações/empresas de modo a auxiliar os participantes a (re)formular e realizar a gestão de um PQVT.

Público Alvo

Este curso destina-se a atender os gestores públicos das áreas que possuem as competências para elaboração e gestão do PQVT, a saber: planejamento, gestão de pessoas, saúde, e outras áreas correlatas e pessoas que desejam auxiliar no processo de (re)elaboração e gestão do PQVT da sua organização.

Conteúdo Programático

Módulo

Conteúdo

Carga Horária

I

Referenciais teóricos e normativos da QVT

1. Qualidade de Vida (QV)
2. Histórico da QVT
3. Referenciais teóricos da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)
4. Custo humano do trabalho
5. Riscos psicossociais relacionados ao trabalho
6. Do Assistencialismo à Promoção Efetiva de QVT 7. Fatores estruturantes da QVT
8. Alguns normativos pertinentes à QVT

7h

II

QVT, Planejamento Estratégico, Governança e Plano de Logística Sustentável (PLS)

9. QVT e Planejamento estratégico
10. QVT e o PLS (Plano de Logística Sustentável) 11. Programas de QVT – boas práticas no serviço público

2h

III

Diagnóstico e Pesquisa de QVT

12. Benefícios organizacionais do Diagnóstico 13. Por que não uma pesquisa de bem-estar, clima,
satisfação ou cultura?

14. Como elaborar e executar uma Pesquisa de QVT
15. Pesquisas comparadas e outros diagnósticos

3h

IV Gestão da QVT

16. O Pós-diagnóstico
17. Construindo a Política e o Programa de QVT 18. Boas Práticas de Projetos e ações de QVT 19. Monitoramento, avaliação e indicadores do PQVT
20. Desafios e futuro da QVT
Considerações Finais

3h

  

Total: 15h

Instrutor

Meg Gomes - Mestre em Psicologia (UnB); Bacharel e Licenciada em Psicologia (UNICEUB); Graduação incompleta em Ciências Jurídicas (Anhanguera); Especializanda em Psicologia Positiva, Ciência do Bem-estar e Autorrealização (PUCRS); Especializanda em Ciências Humanas: Sociologia, História e Filosofia (PUCRS); Especialista em Gestão Pública (UEG), Especialista em Educação para a Diversidade e Cidadania (UFG), Especialista em Terapia Financeira (Terapeuta Financeira - Metodologia DSOP); Formação em Análise do Comportamento (INSPAC) / Professora há 27 anos, sendo 21 anos no Ensino Universitário (desde 2002). Coordenadora do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Mauá de Brasília (UniMauá); Coordenadora de cursos de pós-graduação em Psicologia (UNEPOS); Instrutora em cursos na Educação Corporativa; Tutora em Educação a distância / Servidora do Conselho Nacional de Justiça (Analista Judiciário-Psicologia) Chefe do Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho e Atenção Psicossocial (SEQVT/CNJ) / Membra do Sindicato dos Psicólogos do DF (Gestão 2020-2023); Presidenta da ASCONJ - Associação dos Servidores do Conselho Nacional de Justiça (Gestões 2015-atual); Membra da UNAJUD - União das Associações dos Servidores do Poder Judiciário da União (2019-atual); Ex-Conselheira do Conselho Regional de Psicologia do DF (Gestão 2016-2019) / Empreendedora digital; Udemy Instructor / Já atuou como Psicóloga do Centro de Referência em Direitos Humanos LGBT (em parceira com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República); Foi Técnico Administrativo do Ministério Público do DF por 12 anos.

Valores

Investimento Individual: R$1.897,00


*A Priori Possui Condições Especiais Para Capacitação De Grupos E Equipes (3 Ou Mais Participantes Vinculados Ao Mesmo Órgão/Instituição/Fonte Pagadora)

Incluso:


Plataforma AO VIVO
Acesso à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional.


Replay
Aulas poderão ser assistidas por até 7 dias após sua realização.


Acesso Exclusivo Plataforma do Aluno
Plataforma exclusiva que permite acesso a materiais e interação.


Material
Acesso ao certificado de participação, apostila digital, exercícios e material complementar.


Suporte Técnico
Equipe especializada disponível para atender suas demandas

Inscreva-se Agora
Data, Horário e Carga Horária

Data: 10 a 12 de julho de 2024


Horário do curso: 8h às 13h


Carga horária: 15:00 (quinze) horas aulas

Outras Informações

Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89

Dados bancários:

Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1

Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (3 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição/fonte pagadora)

Informações Importantes

- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

- O cancelamento só será aceito com antecedência de 2 (dois) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.

- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.

- A Priori é cadastrada no SICAF

Contatos: (61) 3036-3602 e 3036-3614 Fax: (61) 3036-3624

Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br

Inscreva-se Agora
loader

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade. Conheça nosso Portal da Privacidade e veja a nossa nova Política.