CURSO: GESTÃO DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS À LUZ DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES - 14.133/2021.
MODALIDADE: Presencial
De 27/08/2025 a 29/08/2025
João Pessoa - PB
Valor de Inscrição: R$ 3.497,00 (Individual)
O conhecimento acerca da gestão de riscos nas contratações públicas é fundamental à adequada aquisição de bens e contratação de serviços no âmbito governamental. Com o objetivo de preparar gestores, pregoeiros e agentes públicos integrantes das equipes de apoio para a aplicação efetiva das ferramentas de gerenciamento de risco, o curso foi estruturado de maneira a oferecer uma formação sólida e direcionada à mitigação de riscos nos processos licitatórios conforme preconiza a Lei 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações).
OBJETIVO GERAL DE APRENDIZAGEM
Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de entender e aplicar as ferramentas de gestão de riscos visando à melhoria contínua dos processos de contratações públicas.
OBJETIVO ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM
• Reconhecer a relação da Gestão de Riscos com as contratações públicas;
• Identificar as vantagens e desafios da implantação da Gestão de Riscos nas contratações públicas;
• Conhecer as ferramentas para identificação, análise, avaliação e mitigação dos riscos nas contratações públicas;
• Elaborar um plano de ação efetivo para o gerenciamento de riscos nas contratações públicas.
O curso será apresentado em slides de forma expositiva e dialogada. Haverá exposição teórica e atividades práticas para proporcionar a integração e uma maior assimilação do conteúdo.
Aulas teóricas: apresentação dos conceitos técnicos associados a suas aplicações práticas.
Exercícios práticos: debates, abordagens de cenários e aplicação de ferramentas voltadas à elaboração de um plano de gestão de riscos em processos de contratações públicas.
Em todas as aulas haverá tempo segregado para discussão, onde os alunos poderão interagir diretamente com o instrutor e tirar dúvidas. As aulas serão transmitidas pela plataforma de videoconferência Zoom Meetings (ao vivo) ou ministradas presencialmente.
Curso com ênfase no aprimoramento das competências profissionais de gestores, coordenadores, pregoeiros e agentes públicos que atuem no setor de contratações públicas ou tenham interesse no tema.
Nível de Conhecimento:
Por ser um curso abrangente, traz conceitos e práticas que alcançam diversos tipos de conhecimentos, desde o introdutório para iniciantes até o avançado para profissionais com maior expertise na área de compras públicas.
MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO À GESTÃO DE RISCOS
Definições de risco;
Pilares do risco;
Tipos de riscos;
Conceito do processo de gestão de riscos.
• MÓDULO 2 - NORMAS INTERNACIONAIS SOBRE GESTÃO DE RISCOS
COSO-ERM 2017;
ISO 31000:2018.
• MÓDULO 3 - RELAÇÃO ENTRE GOVERNANÇA E GESTÃO DE RISCOS
Origem e conceitos de Governança;
Princípios da Governança;
Benefícios e desafios de implantação da Governança;
Diferenciação entre Governança e Gestão Pública;
Gestão de Riscos como ferramenta estratégica da Governança.
• MÓDULO 4 - PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Etapas da Gestão de Riscos: identificação, análise, avaliação e mitigação;
Aplicação das ferramentas de Gestão de Riscos: conteúdo e prática;
Elaboração do Plano de Ação para a Gestão de Riscos nas contratações públicas.
Edmar Gomes de Azevedo Júnior – Servidor Público Federal do Banco Central, Mestre em Administração pela Universidade de Pernambuco - FCAP/UPE, pós-graduado em Planejamento e Gestão Organizacional pela Universidade de Pernambuco - FCAP/UPE, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, profissional com certificação acreditada em Gestão de Riscos Operacionais conforme a norma ISO 31000:2018. Academicamente, atua como instrutor e palestrante na Escola de Inovação e Políticas Públicas - EIPP/FUNDAJ, na Pós-graduação em Governança, Risco e Conformidade da Universidade Federal de Pernambuco - CCSA/UFPE e no MBA em Gestão Pública da Universidade de Pernambuco - FCAP/UPE, lecionando disciplinas no âmbito da gestão pública, tais como Gestão de Riscos Operacionais, Gestão de Riscos nas Contratações Públicas, Governança no Setor Público, Governança ESG, Compliance para a Administração Pública, Liderança de Alto Desempenho e Estratégia Organizacional.
Investimento Individual: R$ 3.497,00 por pessoa
Preços para Grupos
Para 3 ou 4 participantes: R$ 3.400,00 por pessoa
Para 5 a 6 participantes: R$ 3.300,00 por pessoa
Para 7 a 9 participantes: R$ 3.200,00 por pessoa
Para grupos de 10 ou mais participantes, disponha de condições realmente exclusivas. Não perca a oportunidade de promover o desenvolvimento da sua equipe de maneira eficiente e econômica.
Entre em contato conosco para mais informações ou para formalizar a inscrição do seu grupo.
Incluso: almoço, coffee-break, material de apoio (pasta executiva ou mochila, garrafinha de água, caderno e caneta), apostila impressa/digital e certificado de participação.
Inscreva-se AgoraLocal: Presencial em João Pessoa/PB
Data: 27 a 29 de agosto de 2025
Horário do curso: das 8h30 as 12h e 13h às 17h30
Carga horária: 24:00 (vinte e quatro) horas aulas
Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento
O pagamento deverá ser efetuado em favor de:
Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89
Dados bancários:
Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1
Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090
*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes.
Informações Importantes
- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
- O cancelamento só será aceito com antecedência de 5 (cinco) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.
- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.
- A Priori é cadastrada no Sistema de Cadastramento de Fornecedores – SICAF
Contatos: (61) 3036-3602 | WhatsApp (61) 3036-3602 | Celular (61) 99109-9548
Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br