CURSO: GESTÃO DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS À LUZ DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES - 14.133/2021.

MODALIDADE: Presencial

De 27/08/2025 a 29/08/2025

João Pessoa - PB

Valor de Inscrição: R$ 3.497,00 (Individual)

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Apresentação

O conhecimento acerca da gestão de riscos nas contratações públicas é fundamental à adequada aquisição de bens e contratação de serviços no âmbito governamental. Com o objetivo de preparar gestores, pregoeiros e agentes públicos integrantes das equipes de apoio para a aplicação efetiva das ferramentas de gerenciamento de risco, o curso foi estruturado de maneira a oferecer uma formação sólida e direcionada à mitigação de riscos nos processos licitatórios conforme preconiza a Lei 14.133/2021 (Nova Lei de Licitações).

Objetivo

OBJETIVO GERAL DE APRENDIZAGEM

Ao final do curso, o participante deverá ser capaz de entender e aplicar as ferramentas de gestão de riscos visando à melhoria contínua dos processos de contratações públicas.

OBJETIVO ESPECÍFICOS DE APRENDIZAGEM

• Reconhecer a relação da Gestão de Riscos com as contratações públicas;
• Identificar as vantagens e desafios da implantação da Gestão de Riscos nas contratações públicas;
• Conhecer as ferramentas para identificação, análise, avaliação e mitigação dos riscos nas contratações públicas;
• Elaborar um plano de ação efetivo para o gerenciamento de riscos nas contratações públicas.

Metodologia

O curso será apresentado em slides de forma expositiva e dialogada. Haverá exposição teórica e atividades práticas para proporcionar a integração e uma maior assimilação do conteúdo.


Aulas teóricas: apresentação dos conceitos técnicos associados a suas aplicações práticas.


 


Exercícios práticos: debates, abordagens de cenários e aplicação de ferramentas voltadas à elaboração de um plano de gestão de riscos em processos de contratações públicas.


Em todas as aulas haverá tempo segregado para discussão, onde os alunos poderão interagir diretamente com o instrutor e tirar dúvidas. As aulas serão transmitidas pela plataforma de videoconferência Zoom Meetings (ao vivo) ou ministradas presencialmente.

Público Alvo

Curso com ênfase no aprimoramento das competências profissionais de gestores, coordenadores, pregoeiros e agentes públicos que atuem no setor de contratações públicas ou tenham interesse no tema.

Nível de Conhecimento:
Por ser um curso abrangente, traz conceitos e práticas que alcançam diversos tipos de conhecimentos, desde o introdutório para iniciantes até o avançado para profissionais com maior expertise na área de compras públicas.

Conteúdo Programático

MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO À GESTÃO DE RISCOS
Definições de risco;
Pilares do risco;
Tipos de riscos;
Conceito do processo de gestão de riscos.

• MÓDULO 2 - NORMAS INTERNACIONAIS SOBRE GESTÃO DE RISCOS
COSO-ERM 2017;
ISO 31000:2018.

• MÓDULO 3 - RELAÇÃO ENTRE GOVERNANÇA E GESTÃO DE RISCOS
Origem e conceitos de Governança;
Princípios da Governança;
Benefícios e desafios de implantação da Governança;
Diferenciação entre Governança e Gestão Pública;
Gestão de Riscos como ferramenta estratégica da Governança.

• MÓDULO 4 - PLANO DE GERENCIAMENTO DE RISCOS NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Etapas da Gestão de Riscos: identificação, análise, avaliação e mitigação;
Aplicação das ferramentas de Gestão de Riscos: conteúdo e prática;
Elaboração do Plano de Ação para a Gestão de Riscos nas contratações públicas.

Instrutor

Edmar Gomes de Azevedo Júnior – Servidor Público Federal do Banco Central, Mestre em Administração pela Universidade de Pernambuco - FCAP/UPE, pós-graduado em Planejamento e Gestão Organizacional pela Universidade de Pernambuco - FCAP/UPE, pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - FGV e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, profissional com certificação acreditada em Gestão de Riscos Operacionais conforme a norma ISO 31000:2018. Academicamente, atua como instrutor e palestrante na Escola de Inovação e Políticas Públicas - EIPP/FUNDAJ, na Pós-graduação em Governança, Risco e Conformidade da Universidade Federal de Pernambuco - CCSA/UFPE e no MBA em Gestão Pública da Universidade de Pernambuco - FCAP/UPE, lecionando disciplinas no âmbito da gestão pública, tais como Gestão de Riscos Operacionais, Gestão de Riscos nas Contratações Públicas, Governança no Setor Público, Governança ESG, Compliance para a Administração Pública, Liderança de Alto Desempenho e Estratégia Organizacional.

Valores

Investimento Individual: R$ 3.497,00 por pessoa


Preços para Grupos


Para 3 ou 4 participantes: R$ 3.400,00 por pessoa


Para 5 a 6 participantes: R$ 3.300,00 por pessoa


Para 7 a 9 participantes: R$ 3.200,00 por pessoa


Para grupos de 10 ou mais participantes, disponha de condições realmente exclusivas. Não perca a oportunidade de promover o desenvolvimento da sua equipe de maneira eficiente e econômica.


Entre em contato conosco para mais informações ou para formalizar a inscrição do seu grupo.


Incluso: almoço, coffee-break, material de apoio (pasta executiva ou mochila, garrafinha de água, caderno e caneta), apostila impressa/digital e certificado de participação.

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Data, Horário e Carga Horária

Local: Presencial em João Pessoa/PB


Data: 27 a 29 de agosto de 2025


Horário do curso: das 8h30 as 12h e 13h às 17h30


Carga horária: 24:00 (vinte e quatro) horas aulas

Outras Informações

Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89

Dados bancários:

Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1

Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes.

Informações Importantes

- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

- O cancelamento só será aceito com antecedência de 5 (cinco) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.

- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.

- A Priori é cadastrada no Sistema de Cadastramento de Fornecedores – SICAF

Contatos: (61) 3036-3602 | WhatsApp (61) 3036-3602 | Celular (61) 99109-9548

Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br

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