Curso: Acertos Financeiros na Folha de Pagamento e Gestão de Pessoas – Teoria, Cálculo e Lançamento no SIAPE e SIGEPE.
MODALIDADE: Presencial
De 08/10/2025 a 10/10/2025
Brasília - DF
Valor de Inscrição: R$ 3.697,00 (Individual)
A gestão financeira da folha de pagamento na administração pública é um processo técnico e altamente sensível, exigindo domínio normativo, atenção a detalhes e conhecimento sistêmico. Os acertos financeiros, muitas vezes ignorados ou mal compreendidos, são determinantes para evitar passivos trabalhistas, inconsistências contábeis e responsabilizações.
Além disso, a ausência de roteiros padronizados entre órgãos gera insegurança e retrabalho. Por isso, este curso busca oferecer segurança técnica, atualização legal e domínio operacional aos servidores que atuam com essa responsabilidade.
Objetivo Geral:
Capacitar os servidores públicos que atuam na área de gestão de pessoas para realizar, de forma correta e segura, os acertos financeiros decorrentes de diversas situações funcionais, promovendo maior eficiência na execução da folha de pagamento e observância aos normativos legais e sistêmicos vigentes.
Objetivos Específicos:
Compreender os conceitos, fundamentos legais e normativos relacionados aos acertos financeiros;
Conhecer os cálculos aplicáveis nas principais situações da vida funcional dos servidores, aposentados e pensionistas;
Aprender a executar os lançamentos nos sistemas SIAPE, e-SIAPE e SIGEPE;
Desenvolver autonomia para interpretar atualizações e aplicar corretamente os procedimentos conforme a legislação vigente;
Contribuir para a correta aplicação dos recursos públicos e melhoria da governança da folha de pagamento.
As aulas serão conduzidas de forma interativa, com exposições teóricas, simulações práticas e análise de casos reais, incentivando a troca de experiências entre os participantes. Utilizaremos apresentações visuais, planilhas de cálculo e navegação nos sistemas para consolidar o aprendizado.
Servidores públicos que atuam nas áreas de recursos humanos, gestão de pessoas, folha de pagamento, conformidade de registros, auditoria interna, controle e áreas afins. Ideal para iniciantes que buscam formação sólida e também para profissionais experientes que desejam se atualizar.
Módulo 1 – Fundamentos da Folha de Pagamento
Composição da folha
Estrutura da remuneração: vencimentos, subsídios e adicionais
Base de cálculo dos benefícios: auxílio transporte, auxílio alimentação, auxílio per capita, anuênio, indenização de transporte, assistência à saúde suplementar, auxílio pré-escolar, férias, gratificação natalina, substituição de função, ajuda de custo
Módulo 2 - Descontos compulsórios
Contribuição para o Plano de Seguridade Social (PSS)
Contribuição para o Regime de Previdência Complementar (FUNPRESP)
Imposto de Renda Retido na Fonte - IRRF
Módulo 3 -Acertos Financeiros
Nomeação
Vacância
Exoneração / Demissão
Função / Cargo comissionado
Estagiários
Aposentadoria
Pensão
Óbito – resíduos remuneratórios
Líquido negativo
Acertos da DIRF
Corpo Docente da Priori Treinamentos
Investimento Individual: R$ 3.697,00 por pessoa
Preços para Grupos
Para 3 ou 4 participantes: R$ 3.600,00 por pessoa
Para 5 a 6 participantes: R$ 3.550,00 por pessoa
Para 7 a 9 participantes: R$ 3.500,00 por pessoa
Para grupos de 10 ou mais participantes, disponha de condições realmente exclusivas. Não perca a oportunidade de promover o desenvolvimento da sua equipe de maneira eficiente e econômica.
Entre em contato conosco para mais informações ou para formalizar a inscrição do seu grupo.
Incluso: almoço, coffee-break, material de apoio (pasta executiva ou mochila, garrafinha de água, caderno e caneta), apostila impressa/digital e certificado de participação.
Inscreva-se AgoraCurso Presencial em Brasília/DF
Data: 8 a 10 de outubro de 2025
Horário do curso: 1 e 2 dias das 8h30 as 12h e 13h às 17h30 e 3 dia das 8h as 12h
Carga horária: 20 (vinte) horas aulas
Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento
O pagamento deverá ser efetuado em favor de:
Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89
Dados bancários:
Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1
Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090
*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes.
Informações Importantes
- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
- O cancelamento só será aceito com antecedência de 5 (cinco) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.
- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.
- A Priori é cadastrada no Sistema de Cadastramento de Fornecedores – SICAF
Contatos: (61) 3036-3602 | WhatsApp (61) 3036-3602 | Celular (61) 99109-9548
Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br