III WORKSHOP CONTÁBIL
Formato presencial | Foz do Iguaçu/PR
MODALIDADE: Presencial
De 24/11/2025 a 28/11/2025
Foz do Iguaçu - PR
Valor de Inscrição: R$ 5.750,00 (Individual)
PROGRAMAÇÃO
O evento terá início às 08h30 e fim às 17h30. Durante as aulas, haverá intervalo de 15 a 20 minutos para coffee break (10h30 e 15h30). O intervalo para almoço será das 12h30 às 13h30.
EDITAL-III-Workshop-Contabil-Priori-Treinamentosltda
DIA | OFICINA | PROFESSOR(A) |
1º dia 24/11/2025 | O Ciclo de Gestão e o caminho do recurso público: como realizar a gestão pública de excelência - da teoria m prática | Corpo docente |
2º dia 25/11/2025 | Elaboração das Notas Explicativas sobre as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público | Prof. Gilvan Dantas |
3º dia 26/11/2025 | Contabilidade Aplicada ao Setor Público | Profa. Lucy Freitas |
4º dia 27/11/2025 | Entendendo aspectos de Sustentabilidade Fiscal: a situação do Brasil na modernização da Gestão de Tesouraria no Setor Público e Execução da Despesa - a importância da adequação orçamentária e financeira na execução da Despesa | Prof. Paulo Henrique Feijó |
5º dia 28/11/2025 | Conformidade Contábil e Encerramento do Exercício | Profa. Rosaura Haddad |
Reciclar, aperfeiçoar, aprofundar e gerar conhecimentos de natureza contábil, orçamentária, financeira, patrimonial e em outros assuntos afins, típicos da Administração Pública, por meio da reunião de pessoas interessadas em tais assuntos para aperfeiçoar técnicas e conhecimentos por meio da explicação de palestrantes, de atividades práticas e troca de experiências em um ambiente colaborativo e participativo.
Em cada dia da semana haverá uma oficina, com a explicação do/a respectivo/a palestrante e, posteriormente, resolução de atividades práticas, individuais e/ou em grupo. Dessa forma, o aprendizado se torna mais consistente, tendo em vista que os participantes o aplicarão sobre situações práticas do cotidiano de suas profissões no Serviço Público.
Os instrutores que ministrarão as oficinas são especialistas nos assuntos e compõem o corpo docente das empresas DLS Treinamentos e Priori Treinamento e Aperfeiçoamento há longa data, com comprovada experiência e didática.
MATERIAL DIDÁTICO
O material didático será disponibilizado em formato eletrônico; os participantes que desejarem a apostila impressa deverão manifestar seu interesse na solicitação da proposta comercial.
Servidores e funcionários públicos que atuam nas áreas de contabilidade, planejamento, orçamento, tesouraria, controle interno, execução orçamentária, financeira, contábil e patrimonial; também gestores públicos federais, estaduais e municipais inseridos na prática técnico-financeira dos recursos públicos, e ainda profissionais que desempenham atividades de acompanhamento e controle dos processos de execução orçamentárias e outros que trabalham com informações orçamentárias, contábeis e financeiras. Auditores internos das entidades da administração indireta e Auditores governamentais de controle externo e demais interessados, bem como secretários de governo, e entusiastas da contabilidade aplicada ao setor público.
Como requisitos, é importante ter exercício profissional na área de contabilidade, orçamento, patrimônio, administração e finanças públicas em geral ou em áreas correlatas.
PROGRAMAÇÃO
O evento terá início às 08h30 e fim às 17h30. Durante as aulas, haverá intervalo de 15 a 20 minutos para coffee break (10h30 e 15h30). O intervalo para almoço será das 12h30 às 13h30.
DETALHAMENTO DO CONTEÚDO
1º DIA | 24/11/2025 - O Ciclo de Gestão e o caminho do recurso público. Como realizar a gestão pública de excelência. Da teoria à prática
Conteúdo programático:
1. Entendendo a máquina pública; 2. O Ciclo de gestão e a Administração Orçamentária e Financeira; 3. Setor público e desafios de gestão: diagnóstico, planejamento transversal, orçamento, recursos humanos e gestão de conflitos; 4. Compartilhando experiências: projetos estratégicos na Amazônia e no Paraná; 5. Oficina de Administração Orçamentária e Financeira e Governança.
Instrutor: Corpo Docente
.
2º DIA | 25/11/2025 - Elaboração das Notas Explicativas sobre as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público
Conteúdo programático:
1. Base normativa, conceitos e instruções para elaboração das Notas Explicativas;
2. CTSP 02 - Orientações CFC para Elaboração das Notas Explicativas; 3. Estrutura e composição das Notas Explicativas: apresentação, base de preparação DCASP, detalhamento, outras informações relevantes; 4. Técnica para elaboração das Notas Explicativas; 5. Notas Explicativas das Demonstrações Contábeis.
Instrutor: Professor Gilvan Dantas
Auditor Federal de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro, onde ingressou em fevereiro de 2003. Foi Diretor de Finanças e Contabilidade do Ministério da Economia, responsável pelos setores de Orçamento, Finanças, Contabilidade e Custos. Foi membro do Grupo Assessor da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, responsável pela edição das Normas de Contabilidade Técnicas do Setor Público – NBT SP do Conselho Federal de Contabilidade.
3º DIA| 26/11/2025 - Contabilidade aplicada ao setor público
Conteúdo programático:
1. Estágio Atual; 2. Instrumentos de Governança Contábil; 3. Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PCPs); 4. Governança para implementação dos PCPs.
Instrutora: Professora Lucy Freitas
Contadora-Geral da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (2005 a 2016). Membro Titular da Câmara Técnica de Procedimentos Contábeis e Relatórios Fiscais da Secretaria do Tesouro Nacional (STN); Membro do Comitê Permanente da Contabilidade Aplicada ao Setor Público no Conselho Federal de Contabilidade (CFC); contadora e mestre em Ciências Contábeis, servidora aposentada na Carreira Tributária da Prefeitura de Horizonte; Professora de Pós graduação em Finanças Públicas em diversas Instituições.
4º DIA | 27/11/2025 - Entendendo aspectos de sustentabilidade fiscal - A Situação do Brasil | Modernização da Gestão de Tesouraria no Setor Público | Execução da Despesa: A importância da Adequação Orçamentária e Financeira na execução da Despesa
Conteúdo programático:
1. Entendendo aspectos de sustentabilidade fiscal - A Situação do Brasil: Uma viagem pelas histórias das Finanças Públicas: Brasil: do Caos ao Grau de Investimento e o Retorno dos Desequilíbrios Fiscais (República Velha, A era Vargas, Redemocratização - 1945 a 1964, Governos Militares, Confusão institucional, Reordenamento das finanças públicas – Década de 1980, Consolidação do reordenamento das finanças públicas – Década de 1990, O prêmio pela conquista da responsabilidade fiscal, A volta do descontrole fiscal, O colapso das regras fiscais; 2. Entendendo Resultados Fiscais e a Situação Fiscal do Brasil: *objetivos, Financiamento da Despesa Pública x Dívida Pública, Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP), Resultado Primário, Resultado Nominal, Resultado Operacional, Metodologias de Apuração (Acima da Linha/Abaixo da Linha, O Tesouro Nacional e o cálculo acima da linha, O Banco Central e o cálculo abaixo da linha, Estatísticas Fiscais e Conceitos de Contabilidade); 3. Apresentação dos desafios fiscais a serem enfrentados pelo Brasil na atualidade; 4. Modernização da Gestão de Tesouraria no Setor Público: Introdução, Nível de maturidade da gestão das finanças públicas, Dimensões da modernização da gestão de tesouraria, Requisitos e estratégias para a modernização da Tesouraria, Etapas das reformas, Desafios e diretrizes para a implementação. Execução da Despesa (A importância da Adequação Orçamentária e Financeira na execução da Despesa Etapas de Execução da Despesa); 5. Sanções em Caso de Desrespeito ao Ordenamento Institucional; 6. Reconhecimento da Despesa Orçamentária; 7. Geração da Despesa: Adequação Orçamentária e Financeira; 8. A Efetividade da Limitação de Empenho e Movimentação Financeira; 9. Observância da Ordem Cronológica dos Pagamentos.
Instrutor: Professor Paulo Feijó
Auditor de Finanças do Tesouro Nacional desde 1993, desenvolve atividades de administração e aperfeiçoamento das finanças públicas (gestão do caixa, programação e execução financeira, resultados fiscais e contabilidade do setor público). Foi Coordenador-Geral de Contabilidade da Secretaria de do Tesouro Nacional, sendo o contador responsável pelo Balanço Geral da União e pela emissão de Normas de Contabilidade para a Federação. É professor da disciplina de Administração Orçamentária e Financeira e Contabilidade Aplicada ao Setor Público e atua na capacitação de gestores públicos em todo o País. Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). Participa de missões internacionais a convite do Fundo Monetário Internacional nas áreas de finanças públicas e contabilidade aplicada ao Setor Público.
5º DIA | 28/11/2025 - Conformidade Contábil | Encerramento do Exercício
1. Base legal; 2. Base administrativa; 3. Definições; 4. Setorial de Contabilidade: a) Setorial Contábil de Órgão, b) Setorial Contábil de Órgão Superior; 5. Responsabilidade pela Informação Contábil: a) profissional em Contabilidade; 6. Procedimentos para registro da Conformidade Contábil: a) ausência ou incidência de ocorrências contábeis, b) classificação das ocorrências contábeis, c) instrumentos para o levantamento das ocorrências contábeis; 7. Transações no Siafi e no Siafiweb: a) Siafiweb - Conconfcon (Registro e Consulta); b) Conrestcon, c) Siafiweb - Condemcon; d) Condesaud, e) Siafi Operacional > Balancete e Tesouro Gerencial – Balancete, f) prazos para registro da Conformidade Contábil;
8. Transação INCFECMES e CONFECMES (Siafiweb); 9. segregação de função na realização da Conformidade Contábil; 10. Conceito e observância do princípio da segregação de função; 11. Conceitos: a) Relevância, b) Materialidade, c) Restrição Contábil, d) Inconsistência Relevante, e) Controle Interno; 12. Afirmações nas Demonstrações Contábeis (Manual de Auditoria Financeira do Tribunal de Contas da União – TCU): a) Existência; Ocorrência; Integralidade; Direitos e Obrigações; b) Exatidão, Valorização e Alocação; Corte; Classificação e Compreensibilidade; 13. Saldo Invertido; Saldos Irrisórios; Saldos Alongados.
Instrutor: Professora Rosaura Haddad
Ex-Consultora do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, atuando junto m SEFAZ/AL no Desenvolvimento/Implantação Sistema de Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil do Estado de Alagoas - SIAFE/AL. Em 2020, foi Auditora Chefe da NOVACAP. Instrutora com experiência há 34 anos, participando da implantação do SIAFI da União, em 1987, implantação do SIAFE/AL em 2018. Consultora Contábil no Setor Público. Autora do livro Contabilidade Aplicada ao Setor Público, 2ª edição - 2017; elaborado para atender aos alunos da Universidade Aberta do Brasil - UAB, utilizado por 95 Universidades Federais e Estaduais que participam como Pólo da UAB.5, Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração /UFSC.
VALOR DO INVESTIMENTO
R$ 5.750, 00 - 1o LOTE - ATÉ 31 DE OUTUBRO DE 2025
O valor da inscrição individual é de R$5.750,00 (cinco mil setecentos e cinquenta reais).
● Dois participantes do mesmo órgão (cada): R$5.700,00 (cinco mil e setecentos reais).
● Três participantes do mesmo órgão (cada): R$5.650,00 (cinco mil seiscentos e cinquenta reais).
● Quatro ou mais participantes do mesmo órgão (cada): R$5.600,00 (cinco mil e seiscentos reais).
*Observação: o desconto acima é válido para inscrições no mesmo curso e vinculadas à mesma fonte pagadora.
*O que este curso inclui: Mochila ou Pasta Executiva; Apostila Virtual entregue em dispositivo de memória (Pendrive); Material de apoio composto por caneta e bloco de anotações; Coffee Break; Almoço; Certificado de Conclusão de Curso de 40 horas-aula (aos participantes que atingirem a frequência mínima).
No valor proposto, estão incluídos espaço físico climatizado e propício à plena realização confortável do treinamento, inclusive com equipe de informática para suporte técnico; lanche em formato coffee break nos turnos matutino (10h30) e vespertino (15h30); almoço; material de apoio (caneta, bloco de anotações e pasta ou mochila personalizados); Apostila Virtual entregue em dispositivo de memória (Pendrive); coordenação de equipe para suporte ao longo do evento; além de honorários e demais despesas referentes à contratação de corpo docente; todos os custos, impostos, seguros e taxas e quaisquer outros encargos, além de todos os custos operacionais, encargos previdenciários, trabalhistas, tributários, comerciais e quaisquer outros, em sendo o caso, que incidam direta ou indiretamente na prestação dos serviços. Não estão incluídas despesas privadas dos participantes, tais como: diárias, locomoção e passagens de quaisquer tipos; hospedagens; refeições, lanches e demais alimentos consumidos dentro ou fora do local do curso além do contratado (coffee break e almoço).
Recomendações aos participantes: levar seus respectivos aparelhos eletrônicos, tais como computadores, tablets e outros.
R$ 6.000,00 - 2o LOTE - A PARTIR DO DIA 1 DE NOVEMBRO DE 2025
Inscreva-se AgoraData: 24 a 28 de novembro de 2025
Horário: das 8h30 às 17h30
Formato: presencial em Foz do Iguaçu - PR
Local: Wyndham Golden Foz Suites Foz do Iguaçu - PR
Endereço: Rua Rui Barbosa, 394 - Centro | Foz do Iguaçu - PR | CEP: 85.851-170
O Workshop terá a carga horária total de 40 horas-aula, divididas igualmente em 5 dias úteis, sendo 8h/a por dia, com uma hora de intervalo para almoço (das 12h30 às 13h30).
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
● Confirmação da inscrição: a inscrição será confirmada somente após o envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização ou outra forma de pagamento.
● Confirmação do evento: as empresas realizadoras confirmarão o evento em até 5 (cinco) dias úteis de antecedência, aguarde este prazo para tomar as providências necessárias para seu comparecimento.
● Adiamento ou cancelamento: as empresas DLS Treinamentos e Priori Treinamentos reservam-se o direito de adiar ou cancelar o evento, na hipótese de insuficiência de quórum, bem como substituir palestrantes, em caso fortuito ou de força maior.
● Cancelamento da inscrição por parte do treinando: o cancelamento da participação do parte do servidor deverá ser realizada com, no mínimo, 5 (cinco) dias úteis de antecedência da realização do evento; após esse prazo, o órgão deverá substituir o servidor ou requerer crédito para participação em outro curso.
● O cronograma do evento poderá ser alterado sem aviso prévio, conforme seu desenvolvimento.
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO
Para receber a certificação, o participante deverá ter frequência mínima obrigatória de 80% da carga horária total, desprezada a parte fracionária.
CERTIFICAÇÃO
O certificado será enviado digitalmente ao respectivo endereço eletrônico dos participantes que obtiverem a frequência mínima, em até 72 horas após o término do evento.
Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento
O pagamento deverá ser efetuado em favor de:
Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89
Dados bancários:
Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1
Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090
*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (3 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição/fonte pagadora)
Informações Importantes
- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.
Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.
- O cancelamento só será aceito com antecedência de 2 (dois) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.
- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.
- A Priori é cadastrada no SICAF
Contatos: (61) 3036-3602 e 3036-3614 Fax: (61) 3036-3624
Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br