Curso: Folha de Pagamento no SIAFI

EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DA FOLHA DE PESSOAL NO NOVO SIAFI (NOVO CPR).

MODALIDADE: Online e ao vivo

De 01/07/2024 a 05/07/2024

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Objetivo

O curso tem como objetivo promover aos participantes a operacionalização da EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA DA FOLHA DE PESSOAL NO NOVO SIAFI (NOVO CPR).

No curso serão utilizados exercícios práticos aplicados diretamente no Novo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal – SIAFI (Novo CPR), com a demonstração da melhor forma de preenchimento das diversas telas do documento, evidenciando ainda a extração de informações para programação financeira.

Metodologia

Ao longo do curso serão apresentados aspectos teóricos e práticos dos  temas relacionados, com aulas expositivas, apresentação de slides baseados na apostila e aulas práticas, com acesso direto no NOVO SIAFI, acompanhadas de exercícios e análise de casos práticos. 

Público Alvo

Destina-se a atender, prioritariamente, os executores da folha de pessoal no NOVO SIAFI e os técnicos envolvidos nas ações de acompanhamento e controle da execução orçamentária e financeira, bem como o gestor público federal que trabalha no setor de contabilidade ou que se relaciona direta ou indiretamente com a contabilidade por meio do NOVO SIAFI.

Conteúdo Programático

Módulo I:

Conceitos e Normas Aplicáveis à Folha, apresentação dos Tipos de Documentos, CPR básico, Principais Situações Contábeis de Folha de Pagamento, Principais Naturezas de Despesa de Folha de Pagamento e Tópicos sobre DDP.

Módulo II:

Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de Despesas (ABA DE PRINCIPAL COM ORÇAMENTO; ABA DE PRINCIPAL SEM ORÇAMENTO; ABA DE DESPESA A ANULAR), Desconto (ABA DE DEDUÇÃO), Pagamento (ABA DE DADOS DE PAGAMENTO). Apresentar a Necessidade de emissão OB de Folha e de OB do tipo Banco com Lista de Credores. Apresentar as informações da Tela de Resumo para a programação Financeira e Efetuar o pagamento.

Módulo III:

Modalidades de Pagamento – Ordens Bancárias

1. Documentos de pagamento.

2. Apresentação das principais características de Ordens Bancárias (OBC-Crédito, OBP-Pagamento, OBB-Banco, OBD-Fatura, OBK- Cambio, OBR-Reserva, OBF-Folha, OBJ-Judicial, OBH-Processo Judicial). Relacionamento das movimentações com o Sistema Financeiro. Prazos de pagamento; Horários de emissão.

3. Formas de preenchimento no CPR das principais ordens bancárias.

4. Estudo de casos práticos, com enfoque na rotina da OB Fatura.

5. Roteiro para emissão da OBD-Fatura, OBB-Banco com lista de credores, OBCCrédito.

6. Atualização da rotina de OB (alteração de rotina em 2017 e em 2019).

7 Exercícios de Fixação.

Módulo IV:

Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de Encargos (ABA DE ENCARGO), Compensações (ABA DE COMPENSAÇÃO), Créditos (ABA DE CRÉDITOS).

Módulo V:

Demonstrar a melhor forma de preenchimento das telas de Outros Lançamentos (ABA DE OUTROS LANÇAMENTOS), inclusive 13º salários e Férias sobre a nova sistemática implantada em 2018. Demonstrar como reclassificar as despesas executadas na Folha e como estornar os valores Recebidos relativos a pessoal - Documento “DD” e Demonstrar as Ferramentas
como regularizar Ordens bancárias canceladas, Documento de “DT” e “DB”.

Instrutor

Bruno Henrique Nunes Pedrozo 

- Contador pela Universidade de Brasília – UnB (2008). Pós-Graduado em Gestão em Controladoria Governamental (2013).
- Analista Judiciário – Especialidade: Contabilidade, lotado na Secretaria  e Orçamento e Finanças do TRT 10ª. Chefe do Núcleo de Gestão das Informações Contábeis - NUGIC. Contador - - - Responsável pelo TRT10. Secretário de Orçamento e Finanças – Substituto.
- Ex-servidor do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: Analista em Ciência e Tecnologia (julho de 2010 a março de 2014) lotado na Setorial de Contabilidade. Ex-servidor do Ministério da Integração Nacional: Analista Administrativo (setembro de 2009 a julho de 2010), atuando na Setorial de Contabilidade. Ex-servidor do Ministério da Educação: Agente Administrativo (setembro de 2005 a setembro de 2009), desempenhando atividades relacionadas à execução orçamentária e financeira.
- Ministra treinamentos de: Tesouro Gerencial, Siafi Operacional, Execução Orçamentária, Financeira e Contábil, Suprimento de Fundos, Folha de Pagamento aplicada ao SIAFI, Mensuração de Ativos Imobilizados (Reavaliação, Redução a Valor Recuperável, Depreciação, Amortização e Exaustão), Conformidade Contábil aplicada ao SIAFI.
- Já atuou como instrutor em diversos órgãos: Agência Nacional de Telecomunicações, Colégio Pedro II, Impressa Nacional, Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas – IPEA, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Ministério da Infraestrutura, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério do Esporte, Presidência da República – PR, Procuradoria Regional do Trabalho – GO, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, Tribunal
Regional do Trabalho da 6ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região, Tribunal Regional Eleitoral/AL, Tribunal Regional Eleitoral/RN, Tribunal Regional Eleitoral/RR, Tribunal Regional Federal 1ª Região/RR, Tribunal
Superior Eleitoral – TSE.

Valores

Investimento Individual: R$ 1.797,00

*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (3 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição/fonte pagadora)

Incluso:




Plataforma AO VIVO

Acesso à sala virtual de transmissão do curso via plataforma de videoconferência profissional.

Replay

Aulas poderão ser assistidas por até 7 dias após sua realização.

Acesso Exclusivo Plataforma do Aluno

Plataforma exclusiva que permite acesso a materiais e interação.

Material

Acesso ao certificado de participação, apostila digital, exercícios e material complementar.

Suporte Técnico

Equipe especializada disponível para atender suas demandas

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Data, Horário e Carga Horária

Data: 1 a 5 de julho de 2024


Horário do curso: 8h às 12h


Carga horária: 20:00 (vinte) horas aulas, sendo divido em 05 (cinco) dias com 04:00 (quatro) horas de duração.

Observações Importantes

Requisitos: conexão com internet, microfone, fone de ouvido e webcam (recomendado).

Outras Informações

Formas de Pagamento: Depósito Bancário / Nota de Empenho / Ordem ou Autorização de Fornecimento

O pagamento deverá ser efetuado em favor de:

Priori Treinamento e Aperfeiçoamento Ltda.
CNPJ: 21.000.322/0001-00
Inscrição Estadual: 07.694.600/001-89

Dados bancários:

Banco do Brasil
Nº banco: 001
Nº Agência: 1235-1
Nº Conta Corrente: 65.940-1

Banco Inter
Nº banco: 077
Nº Agência: 0001
Nº Conta Corrente: 99333090
Código do Operador: 66606296

*Para as pessoas físicas e/ou empresas privadas, estão disponíveis as opções de pagamento por meio de boleto bancário e cartão de crédito.
*A Priori possui condições especiais para capacitação de grupos e equipes (3 ou mais participantes vinculados ao mesmo órgão/instituição/fonte pagadora)

Informações Importantes

- A inscrição deve ser confirmada com no mínimo 5 (cinco) dias de antecedência da data de início da realização do curso, mediante depósito bancário, cheque, dinheiro, nota de empenho ou autorização/ordem de serviço, devidamente assinada e carimbada pelo ordenador de despesa.

Favor entrar em contato caso seu prazo tenha vencido. A substituição do participante poderá ser realizada até o dia anterior ao início do curso.

- O cancelamento só será aceito com antecedência de 2 (dois) dias úteis da data de início da realização do curso. Após esse prazo, poderá ser feita substituição do participante ou solicitação de crédito para outro curso.

- A Priori reserva-se o direito de adiar e/ou cancelar o curso se houver insuficiência de inscrições e de substituir o docente por motivo de força maior.

- A Priori é cadastrada no SICAF

Contatos: (61) 3036-3602 e 3036-3614 Fax: (61) 3036-3624

Emails: inscricao@prioritreinamento.com.br / contato@prioritreinamento.com.br / vendas@prioritreinamento.com.br

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